economia bateria android

5 recursos para economizar bateria no Android

Manter a bateria do celular é uma batalha constante. Para impedir o mau funcionamento dos aplicativos e o esgotamento precoce da bateria, o Google adicionou vários recursos de economia de energia ao Android nos últimos anos. Veja como eles funcionam e como ajustar as configurações para atender às suas necessidades.

Leia mais: A importância da mulher na história da computação

Economia de bateria no Android

Desde o Android 5.0 (Lollipop), o Google introduziu um recurso chamado “Battery Saver” para aproveitar mais a vida do seu telefone quando a bateria está quase esgotada. Quando você ativa o modo Economia de bateria, o Android limita o desempenho de seu telefone, limita o uso de dados de segundo plano e reduz a vibração, a fim de economizar energia.

Isso torna seu telefone um pouco menos conveniente: ele é executado de forma mais lenta e as notificações podem não ser exibidas, mas mesmo assim melhor do que ter o celular desligado.

1. Configurações da bateria do Android

economia bateria android

Você pode ativar e desativar o modo de economia de bateria em Ajustes> Bateria, podendo ser feito a qualquer momento.

Basta ir para Configurações> Bateria e ligar o interruptor Battery Saver.

Leia mais: 10 mulheres fundamentais na história da tecnologia

Enquanto estiver nas configurações de bateria, se clicar em Economizador de bateria, você também verá uma opção para ativar este modo automaticamente quando o seu telefone atinge 15% ou 5% da bateria. Dessa forma, quando o dispositivo estiver quase acabando, o Android tentará esticar a bateria antes desse desligamento final.

Se você costuma confiar nesse modo, adicione um atalho ao painel Configurações rápidas, exibido ao deslizar para baixo  duas vezes a partir do topo da tela. Para facilitar o acesso, basta clicar no lápis de edição e arrastar a opção Battery Saver para Quick Settings.

Leia mais: Aprenda Android e programe seus próprios aplicativos

2. “Doze” coloca seu telefone ocioso em um “sono mais profundo”

economia bateria android

Você já notou que algumas notificações aparecem no momento exato em que você liga a tela?

Isso é resultado do “Doze”, um recurso de economia de bateria que coloca seu telefone em um “sono super profundo” quando está ocioso.

Leia mais: Quer trabalhar com TI? Então aprenda Python para DevOPS

Quando a tela estiver desligada por algum tempo, o telefone começará a piscar. O modo Doze, de acordo com o Google, desliga o acesso à rede e adia quaisquer sincronizações.

Em vez disso, ele espera por “janelas de manutenção” ocasionais, quando o telefone acorda brevemente, para executar esses trabalhos. Isso significa que você ainda receberá notificações, mas elas podem estar um pouco atrasadas, já que elas só serão exibidas durante essas janelas de manutenção.

Leia mais: Mulheres programam melhor 😉

As chamadas notificações de “alta prioridade”, como mensagens de texto e ligações telefônicas, ainda serão recebidas imediatamente, mas e-mails, mensagens do Facebook e outras notificações menos imediatas podem se atrasar.

Se a tela estiver desligada e o telefone estiver completamente ocioso, ele entrará em um estado “Doze” ainda mais profundo. Nesse modo, o Android desabilita certos tipos de alarmes, GPS, varreduras de Wi-Fi e “wakelocks” – que mantêm o telefone ativo quando a tela está desligada, além de cortar o acesso à rede e espalhar ainda mais essas janelas de manutenção.

Este modo “Doze super profundo” é particularmente eficaz para economizar bateria, como você pode ver no gráfico abaixo.

economia bateria android

3. Modo “Deep Doze”

economia bateria android

Nesse modo, a bateria é utilizada muito mais lentamente do que o normal.

Leia mais: Software livre é coisa de mulher sim

Quando você liga a tela, o telefone sai automaticamente do modo “Cena”. É por isso que você verá, ocasionalmente, as notificações chegarem assim que você desbloquear o telefone. Essas mensagens foram exibidas entre as janelas de manutenção e, ao acordar o telefone, elas permitiram que elas surgissem.

O Android ativa o “Doze” por padrão, e não há como desativá-lo completamente. Você pode, no entanto, isentar determinados aplicativos do modo “Doze” se quiser que eles sejam executados em segundo plano em todos os momentos.

Leia mais: Quer trabalhar com java? Tudo que você precisa

Porém, não é recomendado fazer isso, pois esgotaria sua bateria mais rapidamente. Se você ainda deseja isentar alguns aplicativos, vá para Configurações> Bateria, toque no botão de menu no canto e escolha “Otimização da bateria”.

Você verá uma lista de aplicativos “Não otimizado”, o que significa que eles estão isentos do recurso “Doze”. Por padrão, essa lista contém principalmente peças principais do Android que precisam ser executadas a todo momento. Se você tocar no cabeçalho “Não otimizado”, poderá ver uma lista de “Todos os aplicativos” no seu dispositivo. Em seguida, toque em qualquer um desses aplicativos para alterá-lo para “Não otimizar”, o que o isentará do “Doze” e permitirá que ele seja executado em segundo plano.

Leia mais: Mulheres na TI: codificando a igualdade

A dica aqui, no entanto, é aproveitar o máximo possível do “Doze”. Se você está sentado em sua mesa e não está usando o telefone, coloque o dispositivo com a face voltada para baixo na mesa para desativar a exibição ativa. Isso vai encorajá-lo a entrar no modo profundo, que pode realmente ajudar a economizar sua bateria.

4. Modo de espera do aplicativo – “Standby”

economia bateria android

Já baixou um aplicativo, instalou e depois esqueceu por um mês? O “App Standby” impede que esses aplicativos sejam executados em segundo plano e drenem sua bateria.

Leia mais: Aprenda PHP de uma vez por todas – do básico ao avançado

Se você não usa um aplicativo por alguns dias, e se ele não enviou nenhuma notificação, ele entra no modo de espera do aplicativo, no qual ele não pode mais ser executado em segundo plano nem acessar a Internet até que você o abra propositadamente novamente. Se você não o fizer, ele será executado apenas uma vez por dia, ou quando o dispositivo estiver conectado, antes de entrar novamente no modo de espera.

Você pode isentar aplicativos do modo de espera do aplicativo da mesma maneira que faz o recurso: Desativar a otimização da bateria para esse aplicativo, conforme descrito anteriormente. No entanto, se você estiver curioso sobre quais aplicativos estão no modo de espera, poderá verificá-los nas Opções de desenvolvedor do Android. Apenas tenha cuidado, pois essas opções não foram feitas para os usuários mexerem.

Leia mais: Termine seu TCC em apenas uma semana

Vá para Configurações> Sistema> Sobre o telefone e toque no “Número da compilação” sete vezes. Seu telefone informará que você é um desenvolvedor, permitindo que você acesse o novo menu “Opções do desenvolvedor” em Configurações> Sistema. Entre nesse menu e desça até “Aplicativos Inativos” perto do final. Toque nessa opção e você verá uma lista de aplicativos no seu sistema. Os marcados como “Inativos” estão atualmente no modo de espera do aplicativo.

Como uma atividade mais produtiva, no entanto, tente verificar os aplicativos “Ativos”. Se um aplicativo estiver ativo, mesmo que você não o use em semanas, pergunte-se por quê. Talvez você precise desativar as notificações para esse programa, ou até mesmo desinstalar esse app.

Leia mais: Notícias falsas geradas pela IA: ainda não estamos livres delas

5. Notificações “Oreo” avisam quando um aplicativo está sendo executado em segundo plano

economia bateria android

Nem todos os aplicativos executados em segundo plano precisam ser fechados. Alguns precisam rodar constantemente para que certos recursos funcionem. No Android 8.0 “Oreo“, o Google adicionou uma notificação que informa quando um aplicativo está usando bateria em segundo plano. Dessa forma, você pode escolher se os recursos desse aplicativo merecem o consumo da bateria ou não, podendo desativar o recurso ou desinstalar o aplicativo completamente.

Porém, essa notificação pode ficar irritante se você tiver um aplicativo que é executado em segundo plano o tempo todo, fornecendo uma notificação 24 horas por dia, sete dias por semana. No Android 8.1, você pode desativar essa notificação deslizando-a para a direita, tocando no ícone Configurações que aparece e deslizando para fora da chave seletora. Observe que isso desativará a notificação de uso da bateria para todos os aplicativos, não apenas para aquele.

Na verdade, muitas pessoas acharam esse recurso chato que o Google já anunciou que vai se livrar da notificação na próxima versão do Android. Mas, por enquanto, você sabe como usá-lo e desativá-lo.

Leia mais: Mulheres Inspiradoras na Tecnologia

O futuro: a bateria adaptativa aprende seus padrões de uso

economia bateria android

O Google anunciou recentemente a próxima versão do Android, o “Android P“, que fornecerá ainda outro recurso de economia de bateria – desta vez com mais aprendizado de máquina. Bateria Adaptativa tenta aprender quais aplicativos você usa quando. Com base nessas informações, ele restringirá os apps que não espera que você abra em breve.

Leia mais: Mulheres na tecnologia: por um mundo mais igualitário

Assim como os outros recursos deste guia, você não precisa fazer nada para que o Adaptive Battery funcione. Ele fará seu trabalho apenas em segundo plano. Você pode, no entanto, desligá-lo em Ajustes> Bateria> Bateria Adaptável. O Android P provavelmente ainda não estará disponível, mas alguns usuários podem fazer o download da versão beta agora para testá-la.