empoderamento mulheres tecnologia

Empoderamento das mulheres por meio da tecnologia

Muito se fala sobre a pequena presença das mulheres na tecnologia. Esse tema esta crescendo nos ambientes acadêmicos, na mídia e na própria tecnologia. Estudos indicam que as razões para isso são geradas na infância, nos primeiros contatos com a educação formal e influências culturais, e são reforçadas durante o crescimento das pessoas.

Leia mais: Software livre é coisa de mulher sim

Para contornar este problemas, várias iniciativas surgiram para incentivar o ingresso e o permanecimento das mulheres na TI. As iniciativas ocorrem na forma de cursos de TI voltados às mulheres, maior espaço para palestrantes do sexo feminino nos eventos de TI e a formação de grupos de mulheres de TI (/MNT, PyLadies, MariaLab, Code Girl,Mulheres Programando, etc).

Também são estratégias o incentivo à contratação de profissionais mulheres para cargos de TI, investimentos financeiros (como bolsas de estudo) para mulheres estudarem tecnologia e de premiação para mulheres que se destacaram na carreira de informática.

Leia mais: Recupere seu cabelo com produtos naturais

Este debate gira em torno de uma questão: as mulheres geram uma tremenda contribuição para a tecnologia. Mas pouca atenção tem sido dada aos benefícios que a tecnologia pode gerar para a vida das mulheres.

Nos tempos atuais, onde muito se fala sobre igualdade de gêneros, é importante levantar também o debate a respeito de como a tecnologia pode contribuir para o empoderamento feminino. Por isso, o Grupo Mulheres na Tecnologia lançou uma enquete nas redes sociais com a pergunta: “Na sua opinião, por que é importante empoderar mulheres através da tecnologia?”

Leia mais: Aprenda Java aqui no Mulheres Programando!!

A enquete esteve disponível no período de 09/03/2016 a 20/03/2016.

O MulheresProgramando apresenta para você o resultado dessa enquete, que encontra-se abaixo.

Por que é importante empoderar mulheres através da tecnologia?

Este estudo é importante para conhecermos e dimensionarmos o que as mulheres pensam a respeito e a iniciar um trabalho mais completo sobre o empoderamento das mulheres pela tecnologia: com base nas respostas, que ações ou estratégias podem ser criadas para gerar mais oportunidades ao desenvolvimento de produtos tecnológicos que visam melhorar a vida das mulheres?

Leia mais: Mulheres Inspiradoras na Tecnologia

A pesquisa abriu as portas para novos estudos. A partir desta enquete, novos estudos serão realizados com o objetivo de criarmos um mundo mais igualitário também na área de tecnologia.