linguagem programacao 2018

Melhores linguagens de programação em 2018

Guia definitivo para qualquer pessoa que queira escolher o caminho certo da carreira em programação em 2018: uma revisão objetiva e prática do estado atual, tendências e previsões seguras de futuro próximo da indústria de TI no início de 2018.

Artigo baseado em dados estatísticos de várias fontes confiáveis ​​e é o resultado de um período de duas semanas de pesquisa aprofundada.

Leia mais: Recupere seu cabelo com produtos naturais

O objetivo deste post é ajudá-la a tomar uma decisão informada sobre quais idiomas o mercado de TI está procurando em 2018, ajudando você a decidir qual nicho vale a pena o tempo e o esforço para dominar e o que a ajudará a iniciar (ou continuar) uma carreira bem-sucedida e lucrativa como desenvolvedora de software.

Ao tentar decidir qual linguagem de programação mais promissora, as pessoas normalmente procuram por esses quatro características:

  • Salário alto
  • Popularidade – muitas vagas de emprego, variedade
  • Tendência para mais demanda no futuro
  • De preferência fácil de aprender e agradável de se trabalhar

Leia mais: Mulheres Inspiradoras na Tecnologia

No final, temos quatro linguagens menos conhecidos que ganharam rápida popularidade nos últimos anos e devem ter uma demanda muito alta para 2018.

1. JavaScript

JavaScript é a linguagem de programação mais popular de acordo com a pesquisa anual do StackOverflow, com 62,5% dos entrevistados alegando usá-lo (leia aqui: Por que aprender Javascript primeiro?).

É sem dúvida a língua dominante da web e o crescimento do JavaScript na última década tem sido imenso. Por quê?

Basta olhar em volta e contar quantos dispositivos habilitados para a Web você pode ver. Co-fundador da Stack Overflow e figura popular de programação Jeff Atwood disse:

Qualquer aplicativo que possa ser escrito em JavaScript será escrito em JavaScript.

Tendo isso em mente, é seguro dizer que não haverá escassez de oportunidades de JavaScript em 2018.

Leia mais: Aprenda PHP de uma vez por todas – do básico ao avançado

O conhecimento do JavaScript alimenta várias estruturas de front-end, como Angular, React, Ember, Backbone e outras, além do ambiente de tempo de execução do Node.js, que permite executar JavaScript no back-end com alta eficiência.

Três dos quatro principais frameworks mais populares para 2017, de acordo com o StackOverflow, são baseados em JavaScript.

Se você gosta de ver imediatamente os resultados do seu trabalho em ação, por exemplo, criar componentes da Web interativos, o JavaScript é uma boa ideia para você. Tenha em mente que uma carreira em JavaScript implicitamente significa que você também deve se sentir confortável com HTML e CSS, que é basicamente o que as páginas da Web são feitas.

Leia mais: A importância da mulher na história da computação

Ferramentas como Apache Cordova ou React Native permitem o uso de JavaScript para aplicativos móveis. É até possível entrar no desenvolvimento de jogos ou no desenvolvimento de aplicativos para desktop com projetos como o Electron.

2. Swift

Swift é uma linguagem de programação relativamente nova lançada pela Apple em 2014. Esta é uma linguagem para o desenvolvimento de aplicativos iOS ou macOS nativos.

Leia mais: Recupere seu cabelo com produtos naturais

É considerado uma melhoria em termos de usabilidade e desempenho em comparação com o Objective-C – a linguagem usada nos sistemas operacionais iOS e MacOS da Apple.

O Swift é geralmente preferido pelos desenvolvedores, ficando em 4º lugar na lista dos idiomas mais amados para 2017, depois de ser o número 1 em 2015. Se você escolher uma carreira na Swift, é provável que você goste.

Se você quiser entrar no desenvolvimento de dispositivos móveis, você definitivamente deve considerar o Swift como um plano de carreira bem pago. Geralmente, os aplicativos iOS provaram ser mais lucrativos do que os aplicativos Android.

3. Python

Python é uma linguagem de propósito geral que você pode encontrar praticamente em qualquer lugar hoje. Você encontrará em aplicativos da Web, aplicativos de desktop, servidores de rede, aprendizado de máquina, ferramentas de mídia e muito mais.

Leia mais: Notícias falsas geradas pela IA: ainda não estamos livres delas

Ele é usado por grandes jogadores como a NASA ou o Google, onde o criador do Python, Guido van Rossum, trabalhou por cerca de oito anos escrevendo principalmente … Python.

O código Python é limpo, legível e bem estruturado. O recuo adequado não é apenas para beleza aqui – ele determina a execução de código.

Estruturas de desenvolvimento web baseadas em Python, como Django e Flask, vêm ganhando cada vez mais popularidade. Além disso, a linguagem é fortemente equipada com aprendizado de máquina de qualidade e bibliotecas de análise de dados como Scikit-learn e Pandas.

Leia mais: Receitas Poderosas Para Hidratar, Nutrir e Recuperar Seu Cabelo

No geral, os caminhos de carreira com o Python são vários e estão aqui para ficar. É uma boa escolha para desenvolvedores iniciantes, pois é de alto nível e fácil de ler e compreender.

4. Java

Java é indiscutivelmente a linguagem de programação mais popular, já que 90% das empresas da Fortune 500 a usam muito (aprenda Java aqui no Mulheres Programando!). Seu famoso slogan “escrever uma vez, rodar em qualquer lugar” captura uma das chaves que torna o Java tão valioso – sua poderosa Java Virtual Machine (JVM), que o torna compatível com várias plataformas.

Carreiras populares com Java são desenvolvedor backend, desenvolvedor de big data, engenheiro de sistemas embarcados ou desenvolvedor Android. Embora não seja a linguagem mais “moderna” no momento, o Java é tão usado que podemos garantir que ela não acabará nas próximas décadas e além.

Leia mais: Super promoção de Notebooks! Vai perder essa?

Por causa disso, você pode ter certeza de que há muitos postos de trabalho Java em sua cidade e remotamente, o que não pode ser dito em alguns dos idiomas menos populares dessa lista. Assim, se você estiver confortável com o Java, é só uma questão de tempo para encontrar o lugar certo.

5. C ++

C ++ é uma linguagem altamente eficiente e flexível, criada pela primeira vez em 1985. Ela permaneceu em alta demanda devido a seu desempenho, confiabilidade e variedade de contextos em que você pode usá-la.

Muitos sistemas grandes foram criados e mantidos com sucesso usando C ++, incluindo Microsoft, Oracle, PayPal e Adobe.

Uma carreira com o C ++ geralmente envolve o desenvolvimento de aplicativos de área de trabalho, especialmente para tarefas com alto desempenho. Embora bastante complexo, ficar confortável com o C ++ forneceria uma compreensão mais profunda de como as linguagens funcionam, por exemplo, oferecendo facilidades para manipulação de memória de baixo nível.

6. Ruby

Ruby é uma das linguagens de programação mais amadas do mundo. Projetada para ser amigável e fácil de usar pelos desenvolvedores, pois até mesmo seu slogan é “o melhor amigo de um programador”.

Ruby é uma linguagem de alto nível que visa alcançar muito com poucas linhas de código limpo e legível. Isso às vezes leva um esforço significativo “por baixo do capô”, o que torna Ruby relativamente mais lenta em termos de eficiência em comparação com outras linguagens populares – mas definitivamente aumenta sua produtividade.

Leia mais: Conheça os segredos do Bitcoin e ganhe dinheiro você também

O código Ruby bem escrito quase se parece com frases escritas em inglês claro. É uma ótima opção como primeira linguagem para se aprender, já que os iniciantes geralmente o aprendem rápido e aproveitam ao longo do caminho (caso você queira aprender uma linguagem de programação, veja esse artigo).

O Ruby é usado principalmente por seu framework mais popular – Ruby on Rails. O Ruby on Rails é um framework da web que encapsula todas as ideias do Ruby em uma ferramenta poderosa para a web. A grande produtividade alcançada com o Rails faz com que seja uma escolha comum para startups que buscam um início de corrida.

Leia mais: Mulheres na TI: codificando a igualdade

Uma carreira no Ruby on Rails é definitivamente uma ótima escolha, pois o framework é “otimizado para a felicidade do programador” e também é bem pago. A única grande desvantagem de pegar uma carreira com Ruby é que a linguagem não é tão popular em comparação com as mencionadas acima. Assim, as vagas de emprego com o Ruby podem ser limitadas em alguns locais.

7. Rust

Rust é patrocinado pela Mozilla e foi eleita a mais procurada pelos desenvolvedores pelo segundo ano consecutivo em pesquisas StackOverflow. Esta é uma linguagem relativamente nova, aparecendo pela primeira vez em 2010, que já ganhou uma popularidade notável e deverá melhorar ainda mais no futuro.

Leia mais: Termine seu TCC em apenas uma semana

Rust é uma linguagem compilada que é frequentemente comparada a C em termos de casos de uso e desempenho. A principal diferença é que Rust é memória-segura. Uma das falhas mais comuns que você pode encontrar no código C são ponteiros pendentes, estouro de buffer ou qualquer outro tipo de erro de memória. O Rust é criado com o propósito de evitar isso – a linguagem literalmente torna impossível para você cometer tais erros, pois eles são capturados durante a compilação (antes do código ser executado).

Para um iniciante, Rust pode ser um pouco difícil de entender, já que insiste em várias regras para alcançar a segurança da memória. No entanto, desenvolvedores experientes adoram, e é bem possível que nos próximos anos a Rust esteja em alta demanda.

Leia mais: Aprenda PHP de uma vez por todas – do básico ao avançado

No que diz respeito ao salário, o Rust é considerada bem paga, ficando em segundo lugar em todo o mundo na pesquisa de 2017 da StackOverflow.

Mais uma razão para escolher Rust é que a linguagem está sendo desenvolvida por um nome familiar em TI, Mozilla.

8. Elixir

Elixir é outra nova língua, aparecendo pela primeira vez em 2011, que imediatamente ganhou popularidade.

O Elixir foi inspirado pelo Erlang, uma linguagem desenvolvida nos anos 1980 pela Ericsson e que se destaca como uma das melhores ferramentas para concorrência pesada. O próprio autor de Elixir, José Valim, disse que gostou de tudo sobre Erlang, mas também viu espaço para melhorias. A maior desvantagem de Erlang para os desenvolvedores é a sintaxe e usabilidade muitas vezes peculiares, além da falta de gerenciamento intuitivo de pacotes.

Leia mais: Tratamento caseiro para queda de cabelo. Garantido!

Assim, Elixir aparece – combinando aspectos do Ruby, uma linguagem e ecossistema altamente favorável ao desenvolvedor, com os de Erlang.

Elixir é usado principalmente para desenvolvimento web, e as opções de carreira são tipicamente bem pagas, mas limitadas. A popularidade do idioma vem aumentando ano após ano, então se a sua cidade tem várias empresas de TI por perto, os desenvolvedores do Elixir podem ser muito procurados.

Em termos salariais, o Elixir é tipicamente bem pago em terceiro lugar mundial na pesquisa de 2017 da StackOverflow.

9. Scala

Scala significa Scalable Language, e é uma das muitas tentativas de “reescrever Java”, melhorando suas desvantagens. O código Scala é compilado para ser executado na Java Virtual Machine (JVM).

Podemos concordar com segurança que o Scala já é um sucesso, dado o fato de que grandes empresas como o LinkedIn, Twitter e The Guardian o usam em suas bases de código.

Scala tem a reputação de ser uma linguagem complexa para aprender para um desenvolvedor júnior. Mas aqueles que ultrapassam a curva de aprendizado provavelmente desfrutam de uma grande carreira, já que as vagas abertas para desenvolvedores do Scala estão definitivamente surgindo cada vez mais.

Leia mais: Crie seu próprio tema do WordPress

A Scala está no topo das pesquisas salariais, ficando entre as dez melhores do mundo e compartilhando o primeiro lugar nos EUA, de acordo com o relatório de 2017 da StackOverflow.

10. R

R é uma linguagem de programação e ambiente usado para estatísticas, representação gráfica e análise de dados. Esta é a escolha número 1 para cientistas de dados. Se você está interessado neste campo, então R é uma escolha de carreira estável e lucrativa para você.