o que é bitcoin

Afinal de contas, o que é Bitcoin?

Alguma vez houve uma tecnologia que é tão falada e tão pouco compreendida? Parece que ainda existem dúvidas se o Bitcoin é a moeda do futuro ou apenas um esquema de pirâmide para ajudar os técnicos a ficarem ricos rapidamente. Nós ainda não sabemos o futuro do Bitcoin, mas podemos ajudá-la a saber o que dizer quando alguém tocar no assunto de criptomoedas.

O que é Bitcoin, afinal?

bitcoin

Bitcoin é uma espécie de dinheiro digital ou virtual. Mas, ao contrário do dinheiro normal, ele não é impresso por um governo nem armazenado em contas bancárias normais. Em vez disso, as pessoas que possuem o bitcoin podem transferi-lo diretamente entre si sem ter que passar por um terceiro (como um banco).

Leia mais: As 11 melhores extensões do Google Chrome

Posso entrar em uma loja e pagar com bitcoin?

Provavelmente não, a menos que você compre em alguns locais específicos. O Bitcoin ainda não pegou de verdade como um método de pagamento porque leva muito tempo para fazer transações.

Leia mais: 3 conceitos básicos sobre Banco de Dados que você precisa conhecer

Bitcoin é uma maneira fácil de ficar rico rapidamente?

Investir em Bitcoins não é tão simples assim. O valor de um único bitcoin é cerca de 17 vezes maior do que era no início do ano, é verdade, mas muitos economistas acham que esse rápido crescimento é apenas uma bolha, e o preço cairá novamente em breve. É melhor manter seu dinheiro em sua conta bancária antiga.

Leia mais: Mulheres na tecnologia: por um mundo mais igualitário

Como comprar Bitcoins?

bitcoin

Há muitos lugares para trocar suas libras, euros e dólares por alguma moeda virtual. Sites como o Coinbase são muito parecidos com trocas de moeda – eles compram cargas de bitcoin e depois vendem para indivíduos. Outros sites combinam com uma pessoa que está vendendo bitcoin e você pode transferir dinheiro para ela. Em quase todos os casos, você terá que pagar uma taxa de transação e ter sua identidade confirmada fornecendo um código.

Como funciona a mineração de Bitcoins?

Mineração de Bitcoin refere-se à maneira como os computadores que executam a rede bitcoin verificam as transações executando alguns cálculos complicados. Basicamente, todos esses computadores em todo o mundo registram todas as diferentes transações de bitcoin que ocorrem, formando um registro público de cada vez que alguém já enviou ou recebeu bitcoin.

Leia mais: Mulheres na TI: codificando a igualdade

Esta é uma tarefa realmente difícil, exigindo computadores altamente especializados (e caros), então os proprietários desses computadores são recompensados ​​com pequenas frações de um bitcoin como pagamento pela execução da rede. Isso é mineração.

Por que gravar as transações na rede?

Os fãs de bitcoin gostam da ideia de que podem fazer transações sem que ninguém saiba quem você é. Se você quiser fazer uma transação à moda antiga, usando seu cartão de débito ou uma transferência bancária, você basicamente tem que pedir a um banco ou empresa de pagamento (como Visa ou Mastercard) para processá-lo para você.

Leia mais: Receba aulas grátis de eletrônica geral

Isso coloca uma quantidade razoável de poder nas mãos dessas empresas. Transações de Bitcoin não são processadas por nenhum indivíduo – elas são processadas por uma rede de pessoas, portanto, não há autoridade central que controle o fluxo de dinheiro. Isso, combinado com o fato de permitir que você faça transações anônimas, torna o bitcoin realmente útil para pessoas que querem comprar coisas sem serem rastreadas.

Leia mais: Software livre é coisa de mulher sim

Quem possui Bitcoin são criminosos ou pessoas lavando dinheiro?

bitcoin

Talvez, mas é mais provável que quem possua Bitcoin esteja entrando no trem da campanha de bitcoin por causa de toda a imprensa recentemente.

O problema é que quanto mais as pessoas clamam para comprar bitcoin, o preço da moeda aumenta, o que significa que as pessoas estão menos propensas a usá-lo como dinheiro real. A coisa boa sobre libras e dólares é que eles valem mais ou menos o mesmo dia a dia. Bitcoin regularmente sobe ou desce no preço por milhares de dólares em um dia.

Se o preço do bitcoin se estabilizar, há uma chance de que ele comece a ser adotado mais amplamente como moeda. Enquanto isso, há muitas outras moedas baseadas em tecnologia similar que as pessoas estão ficando ainda mais animadas.

Guia completo Bitcon

Confira aqui um guia completo sobre o Bitcoin e faça seu próprio investimento.