Inovações de gênero

O que são Inovações de Gênero?

Inovações de gênero (ou Gendered Innovations) é um termo que resume a análise de gênero em todas as fases da pesquisa básica e aplicada, para estimular novos conhecimentos e tecnologias.

As inovações de gênero tem como objetivo melhorar a equidade, a criatividade e a inovação.

Leia mais: A importância da mulher na história da computação

As abordagens atuais de equidade de gênero buscam corrigir:

  • o número de mulheres em ciência e tecnologia,
  • as instituições e
  • o conhecimento.

Leia mais: A maneira mais fácil de fazer análise de dados usando SQL

Sexo e gênero são uma dimensão valiosa para a pesquisa, até pouco tempo atrás pouco ou mal utilizada estrategicamente. A ciência infelizmente ainda vive a ótica masculina, ou seja, o padrão é o gênero masculino sobre quem e o que está sendo estudado.

Exemplos de inovações de gênero

Inovações de gênero

Exemplos de inovações de gênero podem ser encontradas em todas as áreas, desde Engenharia a Saúde, Meio ambiente e Computação. Apresentamos aqui a inovação de gênero na computação.

Leia mais: Por que as mulheres se afastaram da ciência da computação

Inovação de Gênero na Computação

Quando estudamos programação, a maioria dos estudos não se preocupa se falamos do aprendizado de meninos ou meninas. Considera-se automaticamente, que o sujeito de estudo é um menino. Esse tipo de viés está presente em todas as áreas científicas.

Esse exemplo é um típico cenário onde inovação de gênero poderia ajudar no desenvolvimento de técnicas, ferramentas e práticas inovadoras no contexto do aprendizado em informática.

Outros exemplos:

  • Estudos de aprendizado de máquina e tradução de textos para evitar a tradução padrão para o gênero masculino (Stanford, 2016)
  • GenderMag (Burnett et al., 2016): um método que inspeciona a usabilidade de software e levanta limitações de inclusão de gênero.

Leia mais: 10 mulheres fundamentais na história da tecnologia

A colaboração nessa área ocorre nos grupos de pesquisa dos Estados Unidos e da União Européia, via European Commission, National Science Foundation e a Stanford University.

Avaliando o impacto das inovações de gênero

Inovações de gênero

O equilíbrio entre o feminino e o masculino é necessário para a sustentabilidade, pois eles se complementam na criação de tecnologias de inovação e de alto impacto.

Leia mais: Software livre é coisa de mulher sim

A ausência de inovações de gênero gera muitos prejuízos, como nos Estados Unidos, entre 1997 e 2000, 10 medicamentos foram tirados do mercado por causarem riscos à vida, sendo 4 deles perigosos para mulheres. A pesquisa pré-clínica não levou em conta o gênero como parte dos testes.

O entendimento de como projetar soluções considerando também o gênero pode criar cenários nunca antes vistos.

Como mulheres projetariam carros para mulheres, por exemplo?

O trabalho do 4B, um coletivo de pessoas inovadoras e empreendedoras, é justamente sobre como projetar soluções que satisfaçam as 4 bilhões de mulheres no mundo.

Leia mais: Recupere seu cabelo com produtos naturais

Há impactos intangíveis economicamente, como a falta de testes de colisão de carros apropriados para mulheres grávidas, que pode gerar danos ao bebês.

A equidade de gênero pode gerar impactos muito além da economia, envolvendo vidas, bem-estar e a forma como enxergamos o mundo.

Adaptado de: http://claudiamelo.org/2016/11/20/o-que-sao-inovacoes-de-genero/