Por que profissional de TI precisa saber inglês?

Saber falar, escrever e ler em inglês é uma habilidade importante para qualquer profissional, mas para quem trabalha com informática, esse conhecimento parecer ganhar ainda mais peso.

Isso porque a tecnologia utilizada é totalmente globalizada, sendo necessário a adoção de um idioma universal, ou seja, a língua inglesa.

Na troca de informações sobre tecnologia, os profissionais de diversos países se comunicam em uma linguagem comum, cabendo ao inglês exercer esse papel.

Leia mais: Mulheres Inspiradoras na Tecnologia

Alguns motivos para aprendermos inglês se queremos trabalhar com programação e tecnologia:

1) Manuais técnicos e documentação

Uma vez que os principais softwares e ferramentas lançam sua documentação oficial em inglês, é essencial um profissional da área de tecnologia ler e entender essa documentação. Os profissionais com um bom conhecimento do inglês, que não dependem da tradução (que muitas vezes, perde informações) terá sempre vantagens sobre aquele que não entende inglês.

2) Palestras ou congressos internacionais

É muito comum ocorrerem palestras , congressos e workshops internacionais sobre as maiores tecnologias utilizadas, sediados em diversos países. Mesmo em países cuja língua oficial não é inglês, provavelmente todas as palestras serão nesta língua.

Como temos que nos manter informados, pois a tecnologia não pára de se atualizar, é fundamental estarmos antenados nesses eventos externos, seja presencial ou de forma online.

Leia mais: Mulheres na tecnologia: por um mundo mais igualitário

3) Networking

Possui bons contatos pode fazer a diferença na sua carreira. Com as facilidades da internet no ramo da comunicação, podemos conversar com qualquer pessoa, em tempo real. Com isso, é possível ampliar a rede de contatos profissionais e network.

Devo aprender inglês para trabalhar com TI?

Como vimos, é muito importante que você aprenda a falar inglês se deseja trabalhar com TI. Saber falar em inglês pode ser a diferença na sua carreira, principalmente se você busca trabalhar no exterior.

Mas não se preocupe, aprender inglês não é um objetivo muito difícil de se atingir. Se você não fala nada de inglês, comece aos poucos, escutando músicas em inglês e vendo séries com legenda em inglês. Busque um curso de inglês na sua cidade e se dedique bastante.