Ada Lovelace

Você conhece Ada Lovelace?

Embora o mercado de computação atualmente é dominado pelo sexo masculino, com algumas exceções como Marissa Meyer, no Yahoo, e Meg Whitman, na HP, nem sempre foi assim. Uma das personagens mais importantes da história da tecnologia era do sexo feminino: Ada Lovelace.

Leia mais: Mulheres Inspiradoras na Tecnologia

Ada Lovelace é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história.

Nascida em 1815, Augusta Ada Byron, conhecida como Condessa de Lovelace estava trabalhando com o colega Charles Baggage na criação da primeira máquina de cálculo. Essa máquina também é a responsável pelo algoritmo que poderia ser usado no cálculo de funções matemáticas.

Leia mais: Quer trabalhar com PHP? Então você precisa ver isso

Com o trabalho de Ada Lovelace, a máquina poderia calcular os números de Bernouilli.

Entre 1842 e 1843, Lovelace criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, e mais de cem anos depois é que foram republicadas. Essa máquina é reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa, o primeiro algoritmo criado para ser implementado em um computador.

Leia mais: Notícias falsas geradas pela IA: ainda não estamos livres delas

Única filha legítima do famoso escritor Lord Byron, Ada sempre teve visão científica. Isso porque sua mãe era uma estudiosa de matemática e sempre influenciou sua filha no mesmo caminho, com o objetivo de não deixá-la trilhar a rota de seu pai na poesia.

Seu pai infelizmente não foi um exemplo: um mês após Ada nascer, ele deixou sua mãe e em seguida abandonou a Inglaterra. Ele morreu quando Lovelace tinha 8 anos.

O sobrenome Byron de lugar ao “King” nos registros, após o casamento de Ada Lovelace com William King-Noel, barão que se tornou o Conde de Lovelace.

Leia mais: 10 mulheres fundamentais na história da tecnologia

A partir de então, Ada passou a receber o tratamento Condessa de Lovelace.

Lovelace morreu em 1852. A máquina que ela ajudou a criar não foi construída enquanto ela viveu, mas em 1982, uma linguagem de programação estruturada recebeu o nome “Ada” como referência a uma das personagens mais representativas da história da computação.

Leia mais: Conheça os recursos avançados do Excel

A condessa tem um dia de homenagem, anualmente na segunda terça-feira de outubro: o “Ada Lovelace Day”. O objetivo é lembrar os feitos da mulher nas ciências, tecnologia, engenharia, informática e matemática, assim como encorajar as mulheres a seguirem esse caminho.